link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Roboto' rel='stylesheet' type='text/css'/>

9 de dez. de 2014

Share Button

Conheça 10 fatos curiosos sobre o reality show "Masterchef"

O "Masterchef" é um reality show culinário produzido pela produtora Shine e já está perto de chegar a 50 adaptações pelo mundo. A atração foi criada por Franc Rondon e estreou na Inglaterra no ano de 1990, depois sofreu uma nova atualização em 2005, quando foi relançado na BBC pelas mãos de Jhon Silver, Karen Ross e Rodon


Em 2014, o programa ganhou edições na Argentina, Albânia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e até Paquistão.

Confira 10 curiosidades sobre o programa.



1 - Além do "Masterchef" com os aspirantes a chefs de cozinha, o programa ainda conta com mais três formatos: 

- O "Masterchef Junior" onde as crianças mostram que possuem habilidades na cozinha como os adultos, 

- O "Masterchef: The Professionals" com chefs cheios de experiência e que arrasam nos pratos e ainda o "Celebrity Masterchef" onde os famosos colocam a mão na massa literalmente.



2 - Na Austrália, o reality show de culinária já conta com cinco temporadas e a final da segunda temporada, exibida em 2010, bateu recordes de audiência na TV australiana. O último episódio do programa é a terceira atração mais vista de toda a história da televisão naquele país, com mais de 4 milhões de telespectadores sintonizados! #OMG



3 - Depois de algum tempo da estreia do "Masterchef" no Brasil, o formato com crianças, o "Masterchef Junior" também já começou a ser produzido por aqui. A versão do programa foi criada em 1992, sempre conta com a participação de crianças entre 8 e 12 anos.



4 - Ferran Aldriá, chef espanhol considerado "o melhor chef de cozinha do mundo", também não ficou de fora do reality show. 

Durante a primeira temporada do "Masterchef Espanha", o vencedor do programa teve o prazer de receber o troféu das mãos do próprio Ferran. A final do programa também conseguiu bater recordes de audiência na TVE, canal que exibe e produz a atração.



5 - Nos Estados Unidos, o "Masterchef" é comandado pelo temível Gordon Hamsay, conhecido pelos seus comentários pra lá de ácidos e durante a terceira temporada do reality, uma concorrente acabou deixando o jurado de boca aberta.

Christiane Ha foi a primeira participante com deficiência visual a comandar as cozinhas da atração e acabou saindo vitoriosa, mesmo tendo uma grande limitação se comparada com os outros participantes. Ela acabou se tornando a campeã do programa e lançando um livro de receitas. Lacrou, né?

Em 2014, foi a vez do "Masterchef Chile" também contar com uma participante que não podia enxergar, o programa provou que qualquer pessoa pode ir pra cozinha se realmente amar o que faz!



6 - Aqui no Brasil, o "Masterchef" já está em sua terceira temporada que deve começar a ser exibida em abril de 2016 e continua registrando bons índices de audiência na Band e batendo recordes no ibope do canal. 

Nas redes sociais o reality show também tem um grande número de fãs e no Twitter geram mais de 500 mil comentários a cada novo episódio. 



7 - Os desafios fora do estúdio são sem duvida, uma das partes mais legais do formato, onde os aspirantes divididos em duas equipes precisam ser rápidos e aguentar a pressão de cozinhar para muita gente e na maioria das vezes em lugares inusitados

Em 2011, durante o "Masterchef França" os aspirantes tiveram que cozinhar nas alturas, sobre os alpes franceses a mais de 3.800 metros de altura. 



8 - No total o reality possui cinco tipos de provas como a 'Caixa Misteriosa' onde os participantes precisam mostrar jogo de cintura, criatividade e entender dos sabores para conseguir preparar provas com alimentos e produtos surpresas.

Já no 'Desafio por equipes ou Prova no Exterior" duas equipes disputam quem consegue preparar os melhores pratos dentro do tempo estipulado e ainda agradar o paladar dos convidados.

A 'Prova de Pressão', 'Desafio Criativo' e 'Prova de Eliminação' fecham a lista de provas do programa.



9 -  Os participantes do "Masterchef Austrália" também tiveram que suar a camisa e cozinhar para um jurado super especial, o grande Dalai Lama. Como se sabe, o mestre do budismo não gosta de frutos do mar, nem pratos com muita oleosidade ou gordura

Outro detalhe importante é que devido às crenças, ele não fez julgamentos sobre as preparações dos candidatos, apenas colocou o polegar para cima quando o prato era bom, e para baixo quando estava ruim.



10 - Durante a segunda temporada do "Masterchef Espanha" os concorrentes utilizaram mais de quatro toneladas de cebolas, meia tonelada de sal, 510 litros de azeite, 622 duzias de ovos, entre outros produtos básicos dos pratos da cozinha espanhola. 

Vale lembrar que em todas as edições do programa, os alimentos que sobram sempre são doados a entidades.


Quer ficar por dentro de tudo que rola na TV? Então me siga no Twitter no @Televizona ou curta a nossa página lá no Facebook é só clicar aqui.

© Televizona - 2015 - 2016. Todos os direitos reservados. A maioria das imagens e vídeos publicados aqui neste blog, são reproduções de materiais já existentes na rede. Caso você ou sua empresa possuam direitos sobre algum desses itens, entre em contato para solicitar a retirada ou inclusão de créditos dos mesmos, se assim preferir.
Criado por Henrique Alves
imagem-logo